IHB Instituto Haus Berggasse
Psicanálise, Arte, Filosofia, Literatura e Terapêuticas
IHB - Instituto Haus Berggasse
O IHB é uma casa onde se produz conhecimento. Oferecemos cursos nas áreas da Arte, da Filosofia e da Psicanálise. O IHB oferece Curso de Formação em Psicanálise Clínica (perspectiva construtivista da psicanálise*). Um curso consistente no tocante à teoria e à prática, abordando na primeira parte teóricos clássicos da psicanálise e também, principalmente, autores contemporâneos, que hoje ainda produzem e discutem a clínica psicanalítica; na parte prática damos ao aluno todo o respaldo para estágios, análise pessoal e supervisão.
*texto abaixo do prof. Ms. Eduardo Moreira (coord. do curso)
PARA INFORMAÇÕES ENTRE EM CONTATO NO WHATSAPP 11958816591 OU PELO INSTAGRAM @institutohausberggasse
CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE CLÍNICA
Grade curricular. Horas de estágio, supervisão, análise e custo. Sejam bem-vindos!
OUTROS CURSOS NAS ÁREAS DE PSICANÁLISE, ARTE E FILOSOFIA
Workshop, Palestras, Cursos semanais, mensais, bimestrais e semestrais, Extensões.
CLÍNICA SOCIAL DO IHB
Oferecemos sessões de terapia a preços acessíveis na Clínica Social. Atendimento feito por nossos estagiários.
Prof. Eduardo Moreira
Coordenador do IHB
O IHB
"Estudar e praticar a psicanálise é um desafio. Há no mercado vários cursos que oferecem uma formação rápida, com pouca interação, e quase nenhuma formação prática, tudo isso por valores baixos. Deve-se tomar cuidado quando se escolhe um curso que certamente irá mudar sua vida e sua carreira. Cuidado ao escolher o seu Curso de Formação.
É importante se que escolha um curso sério, que ofereça uma carga teórica rica, tanto clássica como contemporânea, e que, principalmente, ofereça um bom respaldo prático. O IHB se preocupa com sua formação. Quando idealizei o IHB, o objetivo seria promover e produzir conhecimento, além de democratizar o conhecimento psicanalítico, com cursos de formação, extensão, workshop, encontros etc.
O saber psicanalítico não pertence a qualquer grupo, núcleo ou instituição, o saber psicanalítico é livre e deve ser repassado, democratizado e a psicanálise pode e deve ser praticada em todo território nacional, pois temos respaldo em leis e decretos. Embora não seja um curso reconhecido pelo MEC, pois se trata de um curso livre, sua promoção e prática são livres e dentro das leis brasileiras (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei n. 9394/96, Decreto Federal n. 2.494/98, e Decreto n. 2.208, de 17/4/97).
*A perspectiva que adoto e nomeio é a construtivista. Leva-se em consideração uma revisão dos autores clássicos, apresentando novos olhares levando em consideração demandas atuais da clínica. E esse é sem dúvida um diferencial do nosso curso, não conheço em São Paulo curso de formação que traga à discussão autores da atualidade, isso distancia nosso olhar da psicanálise puramente freudiana, lacaniana ou integrativa. Não atendemos mais quase a totalidade de pacientes histéricos, como Freud atendia no século XIX e início do XX. Hoje há novas demandas: questões de identidade de gênero, transsexualidade, assexualidade, compulsões ligadas à tecnologia, enfim, novas questões que devem a todo momento atualizar a psicanálise, fazendo uma revisitação das bases da teoria psicanalítica e como elas podendo ser lidas frente às novas demandas."
Prof. Eduardo Moreira
Coordenador e professor do Curso de Formação em Psicanálise Clínica.